ERA UMA VEZ O CINEMA


Trens Estreitamente Vigiados (1966)

cover Trens Estreitamente Vigiados

link to Trens Estreitamente Vigiados on IMDb

País: Czechoslovakia, 92 minutos

Titulo Original: Ostre sledované vlaky

Diretor(s): Jirí Menzel

Gênero(s): Drama, Comédia, Guerra, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.7/10 (11186 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Jiří Menzel

Mannheim-Heidelberg International Film festival

Grand Prize

Golden Wolf

Best Film

Sinopse: Na metade final da Segunda Guerra Mundial, o jovem Milos (Václav Neckár) segue a tradição de sua família e trabalha no controle de trens de uma pequena estação dominada pelos nazistas e seus aliados. Seguindo os passos de seu pai, um bem sucedido maquinista, Milos está orgulhoso de sua nova farda como empregado da estação ferroviária. Em meio aos trens que vêm e vão levando soldados e armamentos para as batalhas, o jovem tem a sua atenção desviada para Mása (Bendova), uma simpática e graciosa maquinista que lhe demonstra total interesse. Só que quando Milos consegue um raro momento a sós com Mása ele fica tão ansioso e nervoso que, em suas próprias palavras, fica "murcho como um lírio". Diagnosticado com ejaculação precoce - ainda que a questão pareça ser muito mais psicológica do que biológica - o rapaz decide acabar com a própria vida, tentando se suicidar em uma banheira de um motel de luxo. Acaba sendo salvo pelo empregado do local, que percebe o ocorrido durante uma reforma da estrutura do prédio.

Tendo como confidente o colega de trabalho e conquistador Hubicka (Somr), MIlos decide que precisará de uma iniciação vinda de uma mulher mais "velha", o que poderá fazer com que ele se torne mais desinibido e menos tímido. Essa procura resultará em hilárias sequências, como aquela em que ele sugere - num misto de ingenuidade e pretensão - ao coordenador da ferrovia a possibilidade de "estar" com a sua esposa, como forma de adquirir alguma experiência. Em meio a todo este contexto, a Segunda Guerra seguirá se desenrolando, sendo apresentada de maneira oblíqua, seja por meio da previsão de chegada de algum trem com soldados ou na presença destes na estação ferroviária, interagindo com um grupo de enfermeiras.

O roteiro nos oferece cenas de um humor inteligente e de sensualidade. Impossível não destacar o beijo interrompido pela partida do trem e um fetiche envolvendo carimbos nas partes íntimas. Isso mesmo. Para complementar, temos um final forte e inesperado. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1967.